Comportamento Organizacional

Grupos

Podemos definir grupo como sendo “um conjunto limitado de pessoas, unidas por objectivos e características comuns que desenvolvem múltiplas interacções entre si” [M. Odete Fachada, 2005].

As características de cada grupo têm um impacto directo no comportamento individual dos indivíduos e no seu desempenho. Uma das principais características que pode definir o comportamento do grupo e o seu desempenho é a sua composição podendo este ser homogéneo ou heterogéneo.

O ideal será que os elementos do grupo tenham uma mistura de conhecimentos, habilidades e os recursos necessários para realizar as tarefas necessárias com o máximo de eficiência e eficácia.

No entanto, independentemente do tipo de composição do grupo existem contras. Quando se trata de um grupo homogéneo corre-se o risco de existir pouca amplitude e opções de pensamentos unificados, já em relação aos grupos heterogéneos, os membros devem ter a capacidade de saber lidar com as diferenças para minimizar as “perdas de processo” e beneficiar nos “ganhos de processo” do grupo.

Ao longo deste tópico vamos focar-nos em determinadas características importantes que permitem definir os grupos e contribuir para o seu bom funcionamento, entre eles, os papéis assumidos pelos indivíduos dentro de um grupo, a coesão, as normas e a comunicação existente assim como a forma como procedem à tomada de decisões e à gestão de conflitos.

CARACTERISTICAS DOS GRUPOS:

Papeis CoesãoNormasComunicação